Pastoral Educativa

 

      Pastoral é toda ação da Igreja, é tudo aquilo que a Igreja realiza e promove, entre outras coisas os serviços aos necessitados, o diálogo com o mundo, a dimensão celebrativa a participação da comunidade, o estudo da fé e a espiritualidade.

    Uma Pastoral Educativa tem como missão motivar, nutrir o processo de educação na fé de crianças, adolescentes, professores, familiares e funcionários. Cultivando e promovendo o desenvolvimento integral da pessoa e a transformação da sociedade através da educação humana, cristã, solidaria e participativa iluminados pelos princípios do evangelho.

      Jesus usa a figura de pastor se colocando como o Bom Pastor. “Eu sou o bom pastor; O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas”. João 10, 11. Davi também usa uma figura de pastor, e se sentia como ovelha em relação a Deus que é seu pastor. “O senhor é meu pastor nada me faltará...” salmo 23. O profeta Ezequiel no capítulo 34, nos apresenta a figura do Pastor, quando diz que ele próprio vai tomar conta do cuidado delas fazendo alusão que o povo de Deus são as ovelhas que necessitam de cuidados especiais.  A figura de Pastor, então, nos mostra como deve ser nossa ação, pautada no acolhimento, no cuidado, no estar com, no levar de um lugar para o outro, no direcionar, no acompanhar, no proteger e ser presença para todas as horas com palavras de incentivo, vida e fé.

      Na Pastoral Escolar das unidades Claretianas o exemplo a ser seguido é de Jesus Cristo, tendo como referência Santo Antônio Maria Claret, o qual viveu um apostolado que não se restringia apenas a pregações e ações religiosas, mas principalmente a ser “ovelha de Cristo” em sua missão sacerdotal. Ele preocupava-se tanto pela formação moral, catequética e cristã como pela educação, a promoção social e a dignidade humana dos fies. Pároco e promotor da educação pensava sempre como preparar as pessoas para a missão e como articular iniciativas de formação para estes que lhe eram confiados. Assumiu colégios, faculdades obras sociais e promocionais ao longo de sua vida. Assim uma Pastoral Escolar que segue seus princípios deve ter essa mesma preocupação: moral, ética cristã e comprometida com a família e comunidade a exemplo de Cristo o Bom Pastor e de Claret nosso modelo e inspiração espiritual.

      Em nossa unidade, o Setor da Pastoral Educativa está atento para atender a sociedade, professores, familiares, funcionários e alunos em suas diversas necessidade pessoais e espirituais. Entre as ações desenvolvidas destaca-se a assessoria a disciplina do Ensino Religioso; encontros de reflexão com alunos e familiares; acompanhamento às atividades do grupo de jovens; ações sociais; dinamização do mês de maio com Coroação de Nossa Senhora; Auto de Natal; entre muitas outras.

“Oh! Feliz é aquele que invoca Maria com confiança, pois alcançará o perdão dos seus pecados, por muitos e por graves que sejam; alcançará a graça e, finalmente, a glória do céu, que tanto desejo a você e a todos.”    Santo Antonio Maria Claret

 

 

últimas notícias }

Descarte Responsável no Stella Maris

Olimpíadas Claretiano 2017

Arraiá do Claretiano - Stella Maris

O Centro Educacional Stella Maris está localizado na Área Especial para Igreja Católica s/n, Setor C 7 - Parte B - Taguatinga/DF

Copyright 2013 - Colégios Claretianos